quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inclusão Escolar PBH

EDUCAÇÃO ESPECIAL
28/06/2011
Em debate política de educação para crianças e adolescentes com deficiência

A necessidade de uma política consistente para a educação de crianças e adolescentes com deficiência em Belo Horizonte será discutida em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta quarta-feira (29), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Participarão do debate autoridades municipais, familiares e entidades de apoio aos deficientes.
De acordo com o vereador Leonardo Mattos (PV), que solicitou a audiência, o Município tem incentivado a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em escolas comuns, o que provoca questionamentos entre pais e especialistas. “Será que as escolas estão preparadas para receber alunos especiais e promover sua inclusão?”, argumentou Mattos.

O vereador defende a elaboração de uma política municipal “a várias mãos”, capaz de encontrar um caminho mais adequado para a educação de deficientes na cidade, que conta com apenas três instituições públicas com atendimento especializado.

Foram convidados para a audiência as secretarias municipais de Governo, Assuntos Institucionais e Educação; os conselhos municipais de Educação e de Pessoas Portadoras de Deficiência; a Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência; Escola Municipal Paulo Mendes Campos; Escola Municipal Santo Antônio; Escola Municipal Frei Leopoldo; Instituto Santa Inês; Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH); Associação dos Surdos de Minas Gerais (ASMG); Pastoral dos Surdos; Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva (CEMEAR); Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez; Confederação Brasileira de Surdos; Congregação dos Deficientes Auditivos de Belo Horizonte (CODABE); Escola Estadual Francisco Sales; Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS); Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos; Centro Médico Psicodiagnóstico e Tratamento (FONO); pais e alunos especiais.

Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: CMBH

Nenhum comentário: