quarta-feira, 6 de maio de 2009

Haddad abre seminário sobre educação inclusiva

Fernando Haddad
abriu o 5º Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade

06 de maio de 2009
Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, abriu nesta quarta-feira o 5º Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, em Brasília. Também participaram representantes de 167 municípios e de entidades pedagógicas que trabalham com pessoas com deficiência. "Todos os brasileiros devem ter oportunidades educacionais igualitárias e só podemos romper as barreiras com as parcerias", disse Haddad.

Segundo o ministro, incluir estudantes com deficiência nas escolas normais traz benefícios para todos. "Vale a pena não apenas como um ato de cidadania e igualdade, mas também de aprendizado.

Uma escola com estudantes deficientes cria um ambiente de melhor aprendizado", assinalou Haddad. A tolerância e a cidadania, acrescentou, também são reforçadas.

De acordo com dados do Ministério da Educação, a maior parte dos jovens estudantes com deficiência já está em escolas normais. "Mas isso não diminui o nosso trabalho. Novos desafios sempre vão surgir e o atual é fortalecer uma escola pública de qualidade com aparatos necessários para os portadores de deficiência", disse a secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia Pereira Dutra.

O seminário continua até sexta-feira, dia 8, e trata de temas como direito à participação e à aprendizagem, habilidades e superdotação no contexto da educação especial e monitoramento do acesso de pessoas com deficiência às escolas.

"Essas reuniões precisam ser feitas periodicamente para que a cultura do acolhimento seja um marco da educação no Brasil", ressaltou Haddad.

Agência Brasil
Fonte:

Nenhum comentário: